Xenoraid

Facebook
Twitter
WhatsApp

Xenoraid é produzido e publicado pela 10tons, responsável por ótimos jogos como Crimsonland e Neon Chrome, todos com mais ou menos esse estilo "vertical scrolling shoot-em-up". Xenoraid usa o pano de fundo dos "jogos de navinha" e adiciona elementos totalmente fora desse universo, os quais serão abordados posteriormente. Começando com uma simples introdução de uma dúzia de linhas, que conta que a raça humana descobriu uma frota alienígena em direção à terra e, tendo todas as tentativas de comunicação falhado, teve início "a guerra" em um futuro não tão distante assim. O jogo se divide em 5 capítulos, com o total de 40 missões, em que as batalhas pela segurança dos seres humanos acontecem em diferentes locais de nosso sistema solar.

O jogo se baseia muito em Asteroids, o clássico jogo de navinha em tela estática com combate com inimigos em um raio de 360º. A primeira diferença aqui é que sua nave não ataca em um ângulo de 360º, mas sim de forma vertical como em River Raid, outro clássico do Atari. Xenoraid traz mais uma diferença na jogabilidade dos ataques em progressão vertical de jogos do gênero – no seu caso, os tiros não são totalmente verticais, pois ao se movimentar para a direita ou esquerda, seu tiro ganha um raio de ação durante essa movimentação. Essa "nova" forma de jogar leva um tempo até que você se acostume, mas nada que seja desconfortante.

Por falar em nova forma de jogar, é preciso comentar sobre o talvez mais significativo novo elemento em Xenoraid: o jogo traz elementos de "reloading", um ponto tão presente nos jogos de FPS. Isso mesmo, eles traz aos tradicionais jogos de navinha uma mecânica em que os tiros "infinitos" são substituídos por naves que possuem super-aquecimento e necessitam de trocas constantes para que seja possível continuar sempre atirando.

Em Xenoraid você escolhe dentre 7 tipos de aeronaves, cujos tipos de tiro remetem aos FPS's. É possível escolher entre aeronaves com tiros ao estilo de metralhadoras, shotguns, lança-chamas, etc., e a escolha das aeronaves para cada missão ou segmento de campanha é de extrema importância, o que remete a mais um elemento presente no jogo: a estratégia e a gestão de recursos.

No aspecto de gestão de recursos Xenoraid remete a franquias ao estilo de XCOM, pois a destruição de suas aeronaves é permanente, ou seja, todos o updates comprados para ela são perdidos e a compra de novas aeronaves zera toda a evolução das mesmas. A evolução de equipamentos se dá em 2 vertentes: na compra de "Perks", que adicionam bônus em aspectos que influenciam de forma geral, como redução dos custos de reparo, uma explosão que destrói tudo na tela quando sua aeronave é destruída, etc. A outra vertente é o upgrade individual de cada aeronave, sendo possível aumentar a cadência dos tiros, causar maior dano de seus tiros, etc.

Um ponto interessante é que antes de cada missão o jogador sabe quais os tipos de inimigos irá enfrentar. Tais inimigos são divididos basicamente em 5 categorias: naves leves, naves pesadas, naves pesadas com "escudos", mini-bosses encontrados em algumas missões e, por fim, os bosses que são encontrados ao final de cada capítulo. Com esse conhecimento, o jogador pode traçar estratégias para usar determinadas aeronaves que podem ter facilidade em cada missão de acordo com os inimigos que você encontrará.

E a estratégia para conseguir superar cada segmento de checkpoint é extremamente importante, já que você pode passar por 2 missões e, caso perca terceira missão do segmento, terá que jogar as 3 missões novamente. Os checkpoints em Xenoraid não são fase a fase como geralmente acontece em jogos nesse estilo, talvez uma herança de Neon Chrome.

Xenoraid pode ser jogado sozinho ou em uma tela com outros 3 amigos, assim como em Crimsonland e Neon Chrome. A opção de jogar on-line não está disponível, sendo sua única opção dividir o sofá com outros 3 amigos, algo cada vez mais incomum nos dias de hoje em que o on-line toma conta dos consoles e dividir uma tela e dar risada, passar o controle, já quase não existe mais.

Veredito

Xenoraid adiciona elementos antes inimagináveis a esse gênero dos jogos e faz essa adição de forma muito agradável. Tenho que confessar que ao começar o jogo esperava o tradicional "atirar de forma ininterrupta" e me surpreendi (de forma positiva) com essa nova maneira de jogar. Alternar entre as aeronaves traz um aspecto completamente novo, junto com o ângulo dos tiros quando movimenta-se para a direita ou esquerda. É uma jogabilidade diferente de qualquer outro jogo nesse estilo, com seus tradicioanais "tiros retos" ou a movimentação e tiro usando os 2 analógicos, e só por esses 2 motivos, Xenoraid já merece ser recomendado. Há uma salada com tantos elementos que cria um jogo diferente de tudo que já foi visto e faz isso de uma forma muito agradável.

Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]
Picture of Carlos Oliveira Maciel

Carlos Oliveira Maciel

Apaixonado por videogames e tecnologia desde sempre, jogador de Atari, Mega-Drive, SNES, PS1, PS2, X360, PS3, PS Vita, XONE, PS4, PS VR, PS4 Pro, ONE X........ Fora o PC, os fliperamas e os videogames dos amigos....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo