Superdimension Neptune Vs Sega Hard Girls

Facebook
Twitter
WhatsApp

De todos os spin-offs possíveis, Sega Hard Girls é provavelmente o crossover mais tematicamente apropriado com a série Neptunia, já que esta foi originalmente baseada na “Guerra de Consoles” em um cenário cuja personagem principal e sua nação representam a Sega e seus consoles.

 src=

Sega Hard Girls, por sua vez, é um projeto multimídia que transforma os consoles da Sega em personagens humanoides que aparecem pelo Japão. Pessoalmente, meu único contato prévio com Sega Hard Girls foi com a animação de 13 episódios que demonstrava as personagens jogando títulos como Virtua Fighter, Sonic, Phantasy Star e vários outros clássicos da Sega para se formarem em uma escola. Tanto a série Neptunia como SHG utilizam de bastante humor para falar sobre a indústria de jogos e ambas têm uma conexão com a Sega em especial.

Apesar das séries de origem utilizarem de várias referências e bastante humor, Superdimension é um título com uma história muito mais séria do que eu esperava. Não é feita referências aos jogos ou séries e o humor é baseado nas interações da equipe principal, mas também de um modo bastante diferente do típico visto nas duas séries.

 src=

A história se passa em um mundo destruído e sem cultura, com a personagem IF procurando por uma biblioteca lendária que contém toda história desse mundo. Ao chegar à biblioteca, uma mulher chamada Segami cai do céu e, logo em seguida, pedaços da história do mundo começam a desaparecer. A razão para o desaparecimento é um monstro chamado Time Eater que está consumindo toda a história e que pode levar à destruição do mundo.  IF e Segami são então encarregadas de retornar ao passado e observar a história em diferentes eras para evitar que ela seja consumida pelo Time Eater e, eventualmente, derrotar a criatura.

Existe um total de quatro eras: Mega Drive, Sega Saturn, Game Gear e Dreamcast.Observar a história consiste em completar missões em cada uma dessas eras, sendo que cada missão tem um nível de importância. As missões mais críticas retratamos conflitos entre as deusas da série Neptunia e as Sega Hard Girls durante cada era e montam os principais arcos de história do jogo. Outras missões menores consistem na coleta de itens ou em derrotar inimigos específicos.

 src=

No entanto, cada missão possui um contador de tempo, que é diminuído quando outra missão é completada ou abandonada. Uma vez que o contador chega à zero, a missão é consumida pelo Time Eater e o mesmo fica mais forte. Eventualmente não haverá mais missões exceto enfrentar o Time Eater, que provavelmente resultará em uma luta sem chances de vitória. No entanto, após perder para o Time Eater, as personagens voltam no tempo e missões anteriormente consumidas podem ser completadas e algumas novas missões também aparecem. Esse loop temporal permanece até que o Time Eater seja derrotado e cabe ao jogador escolher quando realizar missões e quando enfrentar o Time Eater.

De todos os spin-offs, Superdimension é o que possui a jogabilidade mais próxima aos jogos normais da série Neptunia, também sendo um RPG por turnos. Do lado direito da tela há uma barra enche conforme um personagem realiza ações e, passado certo limite, seu turno se encerra. O sistema de batalha funciona, mas também é consideravelmente mais simples que os jogos da série principal, o que eventualmente pode tornar-se tedioso ou cansativo em longas sessões do jogo. Cada personagem tem uma única sequência de ataques normais, um ataque carregado que consome toda a barra de ação, um especial e slots para até cinco habilidades que podem ser passivas ou comandos na batalha. São opções bastante limitadas se comparado com o último jogo Neptunia ou mesmo os jogos Rebirth presentes no Vita.

 src=

Existem outras mecânicas presentes na batalha como, por exemplo, coletar gemas no campo de batalha para recuperar vida ou magia das personagens, ou a mecânica Fever que permite que sua equipe ataque continuamente até que a barra de Fever termine. São mecânicas auxiliares no sistema de batalha, sendo que as gemas são quase que completamente inúteis e Fever pode ser utilizado para terminar quase qualquer batalha contra chefes em um turno.

As dungeons para serem exploradas são extremamente similares a outras já vistas na série principal com algumas novas (eu acho). Elevando o nível de reuso de assets a um novo patamar, as dungeons também são repetidas entre as eras do próprio jogo com quase nenhuma alteração. O número de dungeons únicas também é relativamente pequeno, o que piora a repetição. Em minha experiência de jogo, o Vita também aparenta rodar Superdimension em uma taxa de frames menor que a dos jogos anteriores, o que me incomodou um pouco em alguns momentos.

 src=

Veredito

Superdimension Neptune Vs Sega Hard Girls poderia ser o melhor e mais apropriado spin-off da série, mas seu sistema de batalha simples, poucas dungeons exploráveis e altíssimo reuso de assets, mesmo para os padrões da série, atrapalham o que poderia ter sido um ótimo jogo. Como fã de ambas as séries, tive um bom proveito do título, mas não posso recomendá-lo para todos considerando tudo que escrevi durante a análise. Fãs da série Neptunia provavelmente irão tirar algum bom proveito do título por ser uma experiência piorada, mas semelhante aos jogos principais. Para os que ainda desconhecem Neptunia e Sega Hard Girls eu recomendo buscarem os títulos antigos e ver o anime antes de tentar esse jogo. 

Jogo analisado com código fornecido pela IF International. 

Veredito

65

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo