Tearaway é um excelente jogo de plataforma 3D para o PS Vita. Produzido pela Media Molecule (conhecida por LittleBigPlanet), o título está facilmente nas listas de melhores jogos do portátil (saiba mais lendo nossa análise aqui).
Agora, Tearaway Unfolded chega ao PS4. Apesar do nome e da Sony não deixar muito claro nos trailers e anúncios, o título não é um port, mas possui todo o conteúdo da versão de Vita. Ou seja, podemos definir como uma versão estendida. Para quem jogou no Vita, fica fácil explicar isso: basicamente temos novas áreas entre as que já existiam anteriormente. Olhe o vídeo abaixo (segunda parte de nosso detonado no YouTube). O início é a mesma região que você já viu no PS Vita, mas em um dado momento (lá pela metade), a história o leva para um lugar completamente inédito. Após passá-lo, você retorna e segue caminho para uma área conhecida para quem conferiu no Vita.
Mas chega de falar da versão de PS Vita por enquanto e vamos explicar o básico para quem não conhece a franquia. Você é um mensageiro (Iota ou Atoi, dependendo do sexo escolhido) e deve entregar a mensagem ao "você", que na realidade é o próprio jogador. A história é divertidamente narrada (em português do Brasil, tanto a legenda quanto a dublagem) por um casal que resolve bolar um conto. Ou seja, as reviravoltas, por exemplo, acontecem como se tivessem sendo inventadas ali na hora: "não, não, não será assim que acontece", comenta o narrador, e Iota é levado para outra região.
Os gráficos e as músicas de Tearaway Unfolded são incríveis. É simplesmente de ficar de boca aberta ver que tudo no cenário é realmente feito de papel, acompanhado por uma trilha sonora empolgante.
O gameplay de Tearaway Unfolded é bastante simples e você vai recebendo as habilidades aos poucos. No início, o personagem mal sabe andar. Um simples pulo só é aprendido quase uma hora depois de jogo, para se ter ideia.
Como é um jogo de ação e plataforma 3D, já sabe o que encontrar aqui: exploração, pulos, interação com o cenário e inimigos. Habilidades básicas como pulo, ataque rolando e outras não precisam de explicação, pois são feitas com botões. Mas e as coisas que usavam a tela de toque do PS Vita? Basicamente tudo agora é feito no Touch Pad do DualShock 4.
Interagir com os tambores que fazem Iota pular quando está neles era com o painel traseiro no PS Vita. No PS4 é com o Touch Pad. Abrir os presentes (que são os colecionáveis) era com a tela de toque no Vita. Novamente, Touch Pad no PS4. Desenhar ou criar decorações? Também é com o Touch Pad. Ou seja, quase tudo que era feito com a tela de toque ou o painel traseiro do PS Vita foi adaptado para o Touch Pad no PS4. E acredite: funciona. Não é a mesma coisa que um dedo aparecer dentro do jogo ou passar a sensação de que você realmente está mexendo com o mundo de Tearaway, mas em relação ao gameplay, é o mesmo resultado.
A principal diferença nessa adaptação é em relação a abrir um caminho para Iota (quando você desdobrava um papel para formar uma ponte, por exemplo). No PS Vita, você fazia isso com a tela de toque. No PS4 é com Touch Pad, mas com uma diferença: você não controla o papel, mas sim um vento. Isso muda muita coisa, pois o vento tem outros efeitos nos cenários e não somente no item que queria alterar.
Outro aspecto que foi inserido nesta versão é a luz do DualShock 4 também servir como interação com o mundo do jogo. Pressionando um botão, a luz surge (em ambientes escuros apenas) e possui uma função semelhante a você pressionar a tela no PS Vita. Há mecânicas inéditas nisso, como os inimigos se sentirem atraídos por ela e até se jogarem de precipícios.
Mas não se engane: há mecânicas de gameplay inéditas em Tearaway Unfolded que não existem no PS Vita, como voar em um aviãozinho de papel.
Tearaway Unfolded não tem um modo multiplayer, mas para compensar isso há um uso com o aplicativo PlayStation para celulares e tablets. Ao configurar o aplicativo como segunda tela, uma outra pessoa pode desenhar coisas para que apareçam no céu do jogo ou ajudar a customizar seu mensageiro, por exemplo.
Outro suporte que Tearaway Unfolded possui, mas que é totalmente opcional, é a câmera. Se você tiver ela ligada, verá você no mundo do jogo em determinados momentos, da mesma forma que acontecia no PS Vita. Até fotos são tiradas em dados momentos.
Apesar de ser um jogo simples, Tearaway Unfolded é extremamente divertido e cativante. Há mundos para serem explorados e diversos colecionáveis (como os presentes). Jogadores que terminaram a versão de PS Vita encontrarão um conteúdo novo considerável, enquanto que os que nunca jogaram têm a obrigação de conferir. A indústria de jogos está com poucos jogos de plataforma 3D e se você vem de uma geração que chovia títulos desse gênero (seja Crash Bandicoot, Spyro, Super Mario 64 ou Banjo-Kazooie), faça um favor ao "plataformeiro" dentro de você e jogue Tearaway.
Veredito
Tearaway Unfolded pode ser considerado como uma versão estendida do jogo de PS Vita, com novidades (regiões novas, por exemplo) e adaptações no gameplay (devido à ausência da tela de toque). Continua sendo um excelente título de plataforma que merece ser conferido por todos os fãs do gênero.
Jogo analisado com cópia física fornecida pela Sony.