[PSN] Söldner-X 2: Final Prototype

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Insistência talvez seja a palavra-chave que norteia aqueles que se aventuram nos shoot’em ups em busca de certa diversão. Níveis rápidos, porém intensos, busca por superar limites, boa sincronia, tiros certeiros com sua nave (elemento recorrente deste estilo) e tantas outras características símiles definem esse gênero amado por muitos jogadores, sejam oldschools ou não. Söldner-X 2: Final Prototype, lançado há cinco anos no PlayStation 3, aparece agora no PlayStation Vita, também pelas mãos da SideQuest Studios, e nos convida para uma jornada justa e equilibrada, num híbrido de novidades e pegada clássica.

Sequência direta do bem recepcionado Söldner-X: Himmelssturmer, Final Prototype expande seu universo em jogabilidade e também em enredo, mas este ponto fica em segundo plano, mesmo que os desenvolvedores mostrem algum estímulo para que o jogador se adentre nos mistérios envolvendo o retorno à Gota IV junto à equipe de batalha Soldner X , após salvar a humanidade de um vírus letal. Um novo perigo surge, mas… quem se importa! Recheada de textos em sua introdução, há um “final verdadeiro” para a trama, sendo acessível caso o jogador cumpra alguns requisitos pós-game. No entanto, a motivação maior aqui é controlar as ações a bordo de uma das três naves (duas previamente acessíveis) e sentir na pele o que é ser alvejado por milhares de diferenciados projéteis vindos de inúmeras horas de inimigos.

Söldner-X 2 não é um shoot ‘em up propriamente comum. A base do estilo ainda está em sua proposta, afinal, o jogador controla um veículo aéreo em progressão linear enquanto encara diversos inimigos, os quais querem vê-lo destruído e, após o triunfo, poderá partilhar de seus feitos por meio do sistema online e offline de leaderboards. Contudo, há particularidades bem executadas em seu propósito. Uma delas se baseia em sua pontuação para determinar o nível de dificuldade das sequências caóticas dos níveis. Mesmo que existam níveis de dificuldade pré-selecionáveis, seu desempenho estará ditando, de certa forma, a dosagem de desafio. Consiga uma pontuação alta e o jogo interpretará que você está apto a enfrentar uma situação mais tensa na mesma fase. E se obtiver um agregado de pontos modesto, as coisas poderão ficar mais fáceis a seguir.

Atirar em tudo que se move: naves inimigas ou alguns obstáculos naturais durante as sequências nos ambientes futuristas; não importa. Atirar será preciso. Senso de direção também, pois os projéteis vêm de singulares direções, por vezes insanas, mas nunca injustas e, com treino, se torna gratificante desviar dos mesmos. Nem sempre você estará indo para frente, apesar da linearidade. Há sequências de descidas e subidas também, todas frenéticas.

Söldner-X 2 tem um sistema peculiar de obtenção de power-ups. Destruindo os adversários, será dada a oportunidade para que Chain Rings (pequenos anéis) sejam coletados. Há um medidor que trabalha de forma a proporcionar a liberação destes power-ups, em conjunto a um contador de tempo. O jogador deve coletar os Chain Rings sem interrupções, como se estivesse formando combos destes anéis. Caso seja interrompido, o contador diminui e, se este ficar zerado, o medidor também diminui, o que faz com que obter aquela melhoria adicional demore um pouco mais durante as batalhas. Tais power-ups incrementam os tipos de tiros a serem dados (respeitando as características de cada nave) e ainda oferecem algum suporte, como, por exemplo, restaurar a barra de vida.

Os armamentos são limitados, porém sua execução se torna satisfatória, inclusive com controles responsivos, apesar de não utilizarem de recursos diferenciados do Vita como as telas de toque. Tudo é tradicional. Há diversos projéteis a serem utilizados. Alternar entre estes também se mostra um teste valoroso. Uma horda de naves pequenas poderá ser dizimada mais facilmente com raios laser que atingem múltiplos alvos. Por sua vez, naves maiores ou chefes de fase se mostrarão mais fracos diante de rajadas de tiros mais comuns, mesmo que munidas de diferenciados efeitos. Tudo vai depender de sua estratégia. Há também itens indiretos de auxílio, como bombas a serem ativadas que poderão causar danos nos oponentes ou, até mesmo, atrasá-los.

Diferentemente de shoot’em ups mais hardcores, as sessões em Soldner X2 costumam ser mais duradouras. Se você for atingido, não perderá uma considerável quantidade de energia, portanto, novatos não encontrarão motivos para se frustrarem logo de início. No entanto, dentro desta aparência convidativa se encontra um jogo que, apesar de apresentar poucos níveis, se torna exigente à medida que o tempo de jogatina avança, solicitando ao jogador que revisite incessantemente muitas sessões em diversos contextos para que a experiência possa ser completa e desafiadora. Há, por exemplo, a exigência do recolhimento de chaves secretas nos níveis para que mais fases sejam acessadas, algo que, em certos momentos, testará a paciência do jogador.

Visualmente, Soldner X2 agrada aos olhos no portátil da Sony. O ar futurista vai se formando por meio de naves bem construídas, assim como chefes colossais e imponentes, que testam a capacidade do jogador em bolar uma estratégia específica para que esses sejam destruídos, ainda que dentro do contexto de tiros e tiros para todos os lados. Os projéteis das mais diferentes cores conferem um bom efeito e, juntamente com os planos de fundo bem variados e executados, nos trazem uma experiência gráfica rica, a qual é complementada por uma trilha sonora competente, ainda que pouco variada.

Além da campanha regular, há um Challenge Mode objetivando a liberação de segredos, troféus e outros coletáveis. A série de desafios confere um ar renovado à necessária repetição dos níveis da campanha. Contudo, em diferentes perspectivas. Você terá que, por exemplo, coletar um número específico de Chain Rings em um determinado estágio, seguindo específicas recomendações. Ou, então, terá que sobreviver somente com uma vida durante alguns estágios em diferentes níveis de dificuldades. Experimente atravessar um nível inteiro sem matar inimigos regulares e sem nenhuma quantidade de energia vital. Podemos dizer que os Challenges contribuem para mascarar satisfatoriamente alguns defeitos do jogo, como a falta de um desenvolvimento mais substancial da campanha em si, algo que pode ser complementado mediante um DLC, mesmo que este se limite a expandir timidamente o conteúdo já visto no jogo.
 

Veredito

Caótico, justo em sua dificuldade, seletivo e para todos os tipos de fãs de shoot’em up, Söldner-X 2: Final Prototype oferece uma experiência fluída em seus 60fps no PlayStation Vita e, apesar de ser um título lançado há cinco anos para o PlayStation 3, se torna uma opção considerável para os donos do portátil da Sony que, de certa forma, já estão acostumados com títulos do estilo como Sine Mora e Resogun.

Jogo analisado com código fornecido pela eastasiasoft.

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