Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart

Facebook
Twitter
WhatsApp

A pedido de muitos fãs, Noire ganha a oportunidade de estrelar seu próprio jogo em mais um spin-off da série Hyperdimension Neptunia. Dessa vez, o título é um RPG de estratégia desenvolvido pela Sting, mais conhecida pela série Department of Heaven, com títulos como Riviera, Yggdra Union e Knights in the Nightmare. É uma produtora conhecida pelos seus títulos de SRPG não convencionais e Hyperdevotion Noire certamente demonstra isso.

 src=

A história do jogo se desenvolve em Gamarket, uma dimensão paralela à apresentada nos títulos principais, onde as quatro deusas continuam lutando por supremacia. Noire tem a vantagem sobre as outras três e tenta colocar um fim ao conflito, quando uma estranha mulher diz saber de um método que pode acabar com a guerra sem precisar de mais uma batalha. Infelizmente, Noire é enganada, as quatro deusas perdem seus poderes e todos os generais debandam de seus exércitos. Agora as quatro saem em uma jornada para recuperar seus poderes e descobrirem os verdadeiros motivos por trás de tudo.

Sendo um spin-off, não há necessidade de se ter jogado nenhum outro título da série para aproveitar este. História nunca foi um ponto forte da série Hyperdimension (salvo raros momentos) e Hyperdevotion Noire também não muda esse padrão. Não há momentos memoráveis entre uma batalha e outra e há pouco desenvolvimento dos personagens. 

 src=

Infelizmente, o humor característico da série não se mostra presente aqui. Hyperdevotion faz paródia com franquias como Metal Gear, Street Fighter e muitas outras, mas são raríssimos os momentos que irão conseguir tirar um sorriso do jogador. Os personagens paródia são ótimos e realmente lembram as séries das quais foram inspirados, porém as interações com Noire, muitas vezes, foram utilizadas apenas para fan-service descarado ao invés de uma ou outra cena cômica.

No entanto, a jogabilidade de Hyperdevotion é seu ponto mais forte. As batalhas não costumam levar muito tempo, algo perfeito para um portátil, e cada localidade normalmente possui uma condição ou desafio que deixa o aspecto estratégia do título mais interessante. Por exemplo, uma das fases possui botões que, caso seu personagem passe por cima, faz com que um canhão dispare imediatamente. Em outra fase, você deve esperar troncos de madeira formarem uma ponte para poder atravessar um rio. Cenários assim ajudam a diversificar as estratégias e tornam o título mais interessante.

 src=

Porém, nem todas as fases possuem desafios interessantes e as mecânicas de jogo também não permitem estratégias mais complexas. É ruim ver que todas as armadilhas de todos os cenários só funcionam contra você e que o sistema de movimentação não permite padrões complexos de movimento sem gastar turnos extras. São pequenas picuinhas que acabam por minar os ótimos cenários desenvolvidos e podem acabar cansando alguns jogadores.

O sistema de Lily Ranks retorna aqui com um propósito ainda mais importante. Caso uma unidade ataque, todas as outras unidades adjacentes irão fornecer suporte. Isso significa um aumento considerável no dano dos ataques e também é a única forma de aumentar a barra com o coração no canto superior da tela. Essa barra é consumida para soltar os especiais de cada personagem, portanto, mantê-la cheia é sempre uma vantagem. Em contrapartida, manter as unidades adjacentes também significa estar mais vulnerável a ataques em área, algo bastante comum no título.

 src=

Hyperdevotion Noire, assim como outros títulos da série, foi pensado para ser jogado múltiplas vezes. O jogo principal já conta com uma campanha razoavelmente extensa e com várias missões opcionais. É possível rejogar todas essas missões a qualquer hora com o objetivo de obter novos materiais que podem ser utilizados para confeccionar itens, novas armas e etc. Fora isso, o jogo libera ainda mais conteúdo quando terminado uma vez.

 src=

 

Veredito

Para fãs da série Neptunia ou pessoas que pretendem conhecer a série, esse não é um dos títulos mais recomendáveis, principalmente devido à falta de humor. No entanto, fãs de estratégia têm aqui um título agradável e que pode render várias horas de jogo. As batalhas costumam ser rápidas e há bastante variedade nos cenários para engajar o jogador, mesmo que o título não seja dos mais desafiadores. É um jogo que recomendo mais para fãs de estratégia do que para fãs da série Neptunia.

 

Jogo analisado com código fornecido pela Idea Factory International.

Veredito

75

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo