Danganronpa 2: Goodbye Despair

Facebook
Twitter
WhatsApp

Indo direto ao ponto, Danganronpa 2 é melhor do que seu predecessor em praticamente todos os aspectos possíveis e, assim como seu predecessor, é um dos melhores títulos na biblioteca do Vita. Tendo dito isso, também é altamente recomendado ter terminado o primeiro Danganronpa antes de começar Goodbye Despair, pois há muitos spoilers em relação ao primeiro jogo. Caso ainda não tenha jogado, você pode conhecer melhor o primeiro título aqui.

 src=


A história começa quando 16 estudantes da Hope's Peak Academy são levados para uma ilha por Usami, uma espécie de boneco em forma de coelho. Usami diz que eles precisam conviver na ilha por um tempo e após isso podem retornar às suas vidas normais. Infelizmente para os estudantes, Monokuma logo assume o controle da ilha e retoma o jogo de assassinatos. Para escapar da ilha, você deve matar outra pessoa e não ser descoberto. Caso seja descoberto, o assassino será executado. Caso o assassino consiga escapar com seu crime, todas as outras pessoas serão executadas e o assassino poderá sair da ilha.

 src=


Goodbye Despair se destaca não só por sua história, mas também por causa dos seus personagens. Cada personagem é bastante distinto e excêntrico, e suas personalidades realmente brilham em cada diálogo, fazendo com que os acontecimentos trágicos da história afetem não só as pessoas envolvidas, mas também o jogador que os acompanha. A história também responde a várias questões deixadas no primeiro Danganronpa e adiciona ainda mais mistérios que irão prender a atenção de qualquer um do começo ao fim. Assim como seu antecessor, também é possível escolher as dublagens em inglês ou japonês e, em ambos os casos, os atores fizeram um trabalho incrível para trazer os personagens à vida.

Mecanicamente falando, Goodbye Despair funciona da mesma forma que o jogo anterior. Há os dias tranquilos, em que você pode explorar a ilha e conhecer melhor cada pessoa. Conversando com cada indivíduo é possível saber mais sobre seus passados, seus medos, ansiedades, esperanças, sonhos e mais, fazendo com que se tornem mais do que os estereótipos apresentados inicialmente. Como a trama evolui de maneira rápida, existe um modo separado em que é possível acompanhar com mais calma esses desenvolvimentos.
 

 src=

Após um assassinato, ocorre a investigação, que consiste em procurar por pistas deixadas pelo criminoso. É possível verificar quais objetos possuem algo de interesse e as investigações acontecem de uma maneira que é praticamente impossível se perder. Normalmente, é dito onde se deve investigar e não há a necessidade de ficar caçando pixels para achar uma pista importante. Também é considerável que as pistas sejam mais ambíguas e confusas, pois os mistérios são muito mais complexos dessa vez.

Finalmente, após a investigação, há o Class Trial (julgamento), em que todos os sobreviventes irão discutir entre si para determinar o que aconteceu e tentar descobrir o verdadeiro culpado. Aqui é onde estão as maiores novidades de Goodbye Despair. Assim como o anterior, a jogabilidade ainda acontece em tempo real, em que é necessário utilizar uma evidência para achar uma contradição no testemunho de uma pessoa. Uma das novidades em Goodbye Despair é a possibilidade de utilizar uma evidência para concordar com uma pessoa, fortalecendo o argumento da mesma. Em outros momentos, alguém poderá desafiá-lo diretamente para uma espécie de debate. São várias as novidades nos julgamentos, muitas para descrevê-las aqui, mas todas elas fazem com que os Class Trial realmente pareçam discussões reais, com várias opiniões e sentimentos sendo apresentados ao mesmo tempo, e que as vidas de todos dependem daquilo.

 src=

Na maior parte, consegui avançar sem muitos problemas na história, mas houve momentos que me pareceram ilógicos, bem como trechos nos quais o modo de apresentar a contradição demonstrou ser mais difícil do que achar a mesma. Mesmo com esses raros momentos incômodos, Danganronpa 2 prendeu minha atenção de tal maneira que só consegui largar após terminar a história.

Danganronpa 2 também conta com uma variedade enorme de extras. É possível escutar parte da trilha sonora, que continua incrível, e também há galerias para artworks, eventos e filmes. Um dos melhores extras é o romance Danganronpa IF, que conta um possível cenário baseado nos acontecimentos do primeiro jogo. Vale lembrar que a história contada neste romance é não-canônica.

 src=

 

Veredito

Finalizando, Danganronpa 2 é um dos melhores títulos para Vita e obrigatório para qualquer fã de jogos como Phoenix Wright e Zero Escape. Assim como uma sequência deve ser, Goodbye Despair é melhor em todos os aspectos possíveis do que seu predecessor com personagens interessantes, história incrível e jogabilidade melhorada. É um título que recomendo a todos os donos de Vita, juntamente com seu predecessor e torço que a Spike Chunsoft continue a série com a mesma qualidade e carinho demonstrado aqui.

 

Jogo analisado com código fornecido pela NIS America.

Veredito

95

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo