[PSN] Luftrausers

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nota: esta é a análise da versão do jogo para PS Vita e contém todas as informações necessárias. Leia sobre as diferenças presentes na versão de PS3 clicando aqui.

Luftrausers é um jogo bastante único e ousado, especialmente porque ele parece bem antigo. Já de início, fica claro que ele é uma reinvenção do clássico gênero shoot’em up, ou, como era chamado na infância de muitos, dos “jogos de navinha”. A grande exceção é que, em vez das consagradas naves espaciais futuristas, o jogador controla um avião que aparenta ser dos tempos da Segunda Guerra Mundial.

Aliás, todo o estilo do jogo aponta para essa época: os personagens, o design dos inimigos e, principalmente, a estética visual, que alterna apenas entre tons amarelados e vinho, com uma nuvem branca aqui e ali. Essa escolha faz lembrar o tempo em que o número de cores para impressão era limitado.

A história do jogo também contribui para essa ambientação de Segunda Guerra: você controla um avião experimental único, o melhor de todos, chamado Luftrauser. Ele é lançado de um submarino no meio do oceano para batalhar contra a frota adversária. Apesar de não ter complexidade, a trama colabora na criação de uma ambientação e funciona como um gatilho para o jogo em si.

Esse poderia ser mais um dos jogos que escolhe a Segunda Guerra Mundial como pretexto para atrair aficionados e curiosos sobre um dos momentos mais marcantes da nossa história moderna. No entanto, a decisão de localizar Luftrausers por volta dessa época é essencial porque remete à Era de Ouro dos aviadores, que começavam a se aventurar pelos ares e recebiam status de mito. A maioria deles hoje é esquecida, mas talvez você conheça, por exemplo, o Barão Vermelho, lenda da aviação da Primeira Guerra Mundial. Se você se interessar pelo assunto, filmes como Porco Rosso ou o recente Vidas ao Vento podem dar uma ideia do poder que a aviação exercia sobre as mentes daquela época.

Os aviadores eram vistos como gênios do combate – jogadores de um tipo de xadrez que se jogava a centenas de quilômetros por hora. E esta é a sensação que Luftrausers quer despertar no jogador: a de que ele é um desses guerreiros excepcionais. E isso ele consegue com perfeição.

Uma partida de Luftrausers começa com o seu avião saindo do submarino e voando. Você só tem dois controles: o analógico esquerdo controla a direção e o X atira. Dominar a direção talvez seja um pouco complicado a princípio, especialmente porque colocar o analógico para frente fará o avião ir em frente, mas não à frente do jogador, e sim para seja lá qual a direção em que ele já estava. Mover o analógico para outros lados faz o avião virar. Uma vez na posição correta, é só colocar o analógico para frente e ele seguirá a direção escolhida. Descrevendo em palavras, pode parecer algo que demande tempo, mas os controles respondem muito rapidamente.

E você precisa de respostas rápidas nesse jogo. Nos primeiros cinco ou dez segundos, apenas um inimigo ou outro aparece. Contudo, mal você termina com os primeiros, dezenas de outros aparecem e a batalha pelos céus vira algo insano, com tiros voando para todos os lados. Além disso, se alguns poucos tiros acertam o seu avião, você morre. A única forma de recuperá-lo antes da morte é soltar o botão X, parando de atirar, o que talvez signifique mais tiros para te acertar, já que você não está mais matando os inimigos. É uma situação em que o risco precisa ser calculado, e ela acontece o tempo todo.

Segundo os desenvolvedores do jogo, uma partida de Luftrausers (do momento em que o submarino lança o avião até este explodir) dura por volta de 68 segundos, ou seja, pouco mais de um minuto. Isso poderia parecer frustrante, mas não é, porque a escalada de dificuldade que o jogo oferece permite sentir a satisfação de matar dezenas de inimigos antes que o jogo inevitavelmente esmague o jogador. Nesses breves segundos de uma partida, os jogadores normalmente destroem algo em torno de 70 a 100 inimigos, isto é, mais de um por segundo. A sensação de poder é inegável, mesmo que depois seja destruída. É o tipo de sentimento que intoxica e te move a querer mais.

Ao morrer, você rapidamente tem uma lista dos resultados da partida anterior e pode imediatamente começar uma nova. Não há variação de cenário em Luftrausers e há poucos elementos variando – em teoria. Como já dito, você sempre começa no meio do mar, e os adversários vão progredindo em dificuldade e número conforme você os mata. Em termos de inimigos, há aviões mais simples, que atiram aos poucos; mísseis, que saem dos submarinos; aviões maiores, que possuem metralhadores; barcos simples; e barcos de batalha, que atacam com muitos tiros e têm enorme resistência.

Isso pode indicar falta de variação, mas só em teoria. Na prática, nenhuma partida é igual a outra. A dinâmica que você imprime em cada uma delas faz com que os adversários reajam de forma diferente. Por exemplo: quanto mais veloz for o estrago que o jogador faz na tropa adversária, mais rapidamente inimigos mais fortes virão. Por isso, não há receita exata para que o chefe do jogo apareça: você precisa destruir o máximo de inimigos possível, e torcer para que seja o bastante.

Além disso, Luftrausers oferece pequenas missões, as quais, na verdade, são mais como desafios: alcançar tal pontuação, matar certo número de inimigos no total ou numa só partida, destruir determinado inimigo com o multiplicador no máximo etc. Essas missões mudam a dinâmica de como você joga e, consequentemente, a partida em si, e renovam o jogo.

O jogo conta ainda com um sistema de nível que avança conforme você batalha, desbloqueando esquemas de cores alternativos e partes novas para usar na composição do seu Luftrauser. São três tipos distintos de peças: munição, corpo e motor. Cada uma delas muda radicalmente o avião e, por sua vez, cria partidas totalmente distintas. Você pode optar por um avião mais veloz, por um mais pesado, por um especializado em destruição de inimigos de maior porte ou por um mais voltado para combate corpo a corpo, ou ainda por um que não sofre dano na água. Um toque interessante nessas mudanças é que mudar uma peça faz seu avião mudar de nome, o que o singulariza ainda mais. Além disso, as missões estão atreladas a cada peça disponível, fazendo o jogador tentar dominar todos os modelos de Luftrauser.

Por fim, é preciso falar do chefe do jogo. Como já foi dito, ele só aparece depois que um estrago bem grande já foi feito, o que torna tudo muito difícil. Segundo os desenvolvedores, apenas 30% dos jogadores conseguirão vencê-lo. Isso mostra que o valor da experiência de Luftrausers não está necessariamente no sentimento épico de uma grande conquista, mas sim no prazer singular de cada batalha, com a insanidade, satisfação e perícia que o jogo exige.

Veredito

Luftrausers é um jogo dinâmico que fará cada uma das partidas tirar o fôlego do jogador e parecer inteiramente novas. Dos jogos recentes voltados para uma jogabilidade veloz e que exigem reflexo e domínio, é um dos mais divertidos. É um prazer dominar todos os aspectos do jogo e se sentir um verdadeiro ás da aviação.

Jogo analisado com código da Devolver Digital.

Veredito

95

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo