OlliOlli

Facebook
Twitter
WhatsApp
OlliOlli é um jogo que pode destruir relacionamentos.
 
Quando você começa a jogar, imagina que só vai ficar alguns minutos se divertindo. Afinal, é um jogo portátil, ele é feito para ser aproveitado aos poucos, certo? Você joga uma fase, depois outra, mais outra, percebe que podia ter feito melhor naquela anterior, volta, continua e quando percebe você está há quase 4 horas jogando, sentado no mesmo lugar, com os músculos todos doloridos e com uma satisfação imensa de ter conseguido aquele combo de manobras anteriormente impossível. Você se sente o rei do mundo… até que percebe que se esqueceu de sair com a sua namorada ou esposa. Elas não estão contentes. Você está encrencado. Mas não se arrepende de nada.
 
 src=
 
 
OlliOlli é um jogo de skate 2D inspirado em grandes jogos que vieram antes dele. Da série skate, da EA, vem parte do sistema de controle: as manobras de flip e grind são realizadas com o analógico esquerdo, que pode ser movimentado para todas as direções e cada uma delas possibilita um movimento diferente (são mais de 120 ao todo). Da série Tony Hawk vem o sistema de combos, em que você deve realizar manobras entre grinds para obter as maiores pontuações.
 
Por último, OlliOlli remete a Canabalt, o grande sucesso de dispositivos móveis: seu personagem está sempre andando, você não pode fazê-lo parar e cabe a você somente controlá-lo para que ele não se esborrache em alguma escada ou obstáculo no caminho. Ao cair, você não se levanta e continua: é fim de fase para você. Volte ao começo e tente novamente.
 
Apesar de parecer simples, são os detalhes que fazem a diferença no jogo. Após realizar uma manobra, seu personagem não “pousa” automaticamente no chão como em jogos similares. Você deve apertar X no momento certo para aterrissar corretamente (fazendo um pouso “Perfeito”) e não perder velocidade e nem pontos. Caso aperte muito cedo, você irá se desequilibrar e perderá velocidade, possivelmente caindo no chão. De forma análoga, os grinds também devem ser realizados de forma cirúrgica para serem “perfeitos”, mantendo o seu movimento constante.
 
 src=
 
 
Todas as manobras do jogo podem ser incrementadas com giros realizados com L e R, que ampliam os pontos do seu combo mas aumentam o risco de tudo se perder: você não pode nem pousar nem fazer grind enquanto estiver girando, exigindo timing e precisão para aumentar a sua pontuação enquanto evita cair de cara no chão. Os combos são realizados apenas entre grinds, já que não existem manuais no jogo, e cada nova manobra ou giro rendem, além de pontos, multiplicadores que ampliam significativamente o seu total.
 
O jogo possui 5 mundos temáticos que vão de um ambiente urbano até uma base militar na União Soviética, cada um dividido em 5 fases normais e 5 fases Pro, cada uma delas com 5 objetivos específicos que variam de realizar manobras específicas até coletar todos os itens espalhados pela fase de uma só vez. São 250 objetivos e alguns deles são terrivelmente difíceis. Eles farão você xingar todo o repertório de ofensas que conhecer, mas você nunca vai se sentir frustrado ou achar que o jogo está sendo injusto: o problema é que você não é bom o suficiente ainda. Mas ficará, e aproveitará imensamente cada segundo da sua jornada.
 
As fases são curtas e podem ser jogadas em menos de 1 minuto cada. Essa brevidade faz com que a penalização por falhas não seja tão severa. Se você errar uma vez, é só tentar de novo em poucos segundos, sem ter que esperar ou sofrer por muito tempo. Vale mencionar que o jogo é muito otimizado: há apenas um loading, quando você o inicia, mas depois disso todas as fases e menus são carregados instantaneamente.
 
 src=
 
 
Após completar todos os 250 objetivos do modo principal, um novo modo é habilitado. Intitulado Rad (de Radical), nele você deve chegar ao final das fases sem errar nenhum grind ou pouso; apenas a perfeição é aceita aqui. Você já pode imaginar a dificuldade de fazer isso. O jogo também oferece 50 “Spots”, pequenas fases em que o objetivo é chegar ao final em apenas 1 combo e com a maior pontuação possível.
 
Por fim, há o “Daily Grind”, um desafio diário no qual um Spot é escolhido para o dia e você pode praticar nele quantas vezes quiser, mas só pode jogar “de verdade” uma única vez, e a sua pontuação dessa rodada é enviada para o ranking do dia, para você ver como se compara com os outros jogadores. As fases normais também possuem rankings de pontuação para aqueles que gostam de competir em qualquer lugar. OlliOlli oferece bastante conteúdo para várias horas.
 
Os gráficos são bonitos, pixelados e bastante detalhados, tanto nos cenários de fundo quanto no personagem, que possui animações diferentes para todas as manobras existentes no jogo. As músicas também merecem destaque: ao contrário da série Tony Hawk, repleta de Punk Rock e Rap, OlliOlli possui uma trilha bastante tranquila, quase “zen”, que combina muito com a ambientação do jogo. Você já vai se irritar com as suas falhas frequentes, e uma trilha sonora calma ajuda a balancear isso.
 
 src=
 
 
Nada no mundo é perfeito e OlliOlli não é uma exceção. O jogo, no período em que essa análise foi escrita, sofre de um bug que força o seu fechamento em momentos aleatórios. Você não perde nenhum progresso e o bug acontece raramente, mas mesmo assim o leitor deve ser avisado. A desenvolvedora está ciente dele e, em conversa conosco, informou que o problema já foi identificado e que a solução deve ser disponibilizada em breve.
 
As leaderboards, apesar de estarem por todo lado, são bastante limitadas. Só é possível ver a pontuação do primeiro colocado e a sua, mas não há uma tabela nem dados detalhados dos outros participantes. Teria sido legal se pudéssemos visualizar as leaderboards completas, inclusive com a possibilidade de comparar suas pontuações com as de seus amigos.
 
Porém, essas falhas não tiram o brilho de OlliOlli. O jogo é tão divertido e te prende tanto que, mesmo que um ou outro problema aconteça, você vai aproveitá-lo imensamente. Ele já é um jogo completo e faz muita coisa direito, mas ainda assim fica a vontade por algo a mais. Eu gostaria de manuais, talvez half- e quarter-pipes, um modo de jogo infinito (continue até cair), editores de fases e do seu personagem. Fica a dica gratuita para os desenvolvedores trabalharem na sequência que eu espero que o jogo tenha.
 

Veredito

OlliOlli é maravilhoso. É um jogo extremamente divertido, muito viciante e muito difícil, sem nunca ser injusto. Fazer combos e pousos perfeitos é uma luta constante e sempre recompensadora. Ele tem muitos elementos que faziam os jogos de skate que vieram antes serem tão bons, adicionando características próprias que o fazem ser único no mercado. OlliOlli é um dos melhores jogos do Vita, é um exclusivo de peso do portátil e é um título imperdível para qualquer um.

 

 

Jogo analisado com cópia digital fornecida pela desenvolvedora.

Veredito

95

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

[lightweight-accordion title="Veredict"][/lightweight-accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo