Game Drive HDD Externo Seagate PlayStation (Horizon Forbidden West) – Review
O PS4 permite o uso de HDD externo para seus jogos há um bom tempo e o PS5 continua com essa funcionalidade. Com isso em mente, não é de se espantar que empresas lançassem HDDs pensados para esse público. A Seagate oferece uma linha completa com os seus Game Drives.
Entenda: ainda é um HDD externo e pode ser usado como um de forma convencional, porém além disso é um produto que a Seagate garante total compatibilidade com o PS4 e/ou PS5 (nem todo HDD externo é compatível).
Em parceria com a PlayStation e com a Guerrilla Games, a Seagate lançou um Game Drive HDD tematizado com Horizon Forbidden West em tamanhos de 2 e 5 TB.
A Seagate nos enviou um modelo de 5 TB e é com base nele que produzimos este artigo.
Design
Primeiramente, o que difere este HDD externo de qualquer outro é a arte de Aloy nele. Baseada na arte principal de Horizon Forbidden West, temos a heroína de Meridiana retratada de um jeito artístico diferente – ainda é a mesma pose, porém com um toque diferenciado. Em minha humilde opinião, é uma arte sensacional.
O pacote em si também é tematizado com o jogo da Guerrilla Games, mas não oferece muito mais do que a foto acima destaca. Além do HDD externo, cabo USB e manuais, também temos uma coleção de stickers das principais máquinas do game. Inclusive, já as coloquei em um local: na tampa do próprio PS5.
Vale destacar que o HDD externo da Seagate, quando conectado a um console ou PC, possui uma pequena luz indicadora de que está em operação. A última foto da galeria abaixo deixa claro isso.
Funcionalidade
Uma das primeiras coisas que fiz com o HDD externo foi conectá-lo ao PC. Curioso para saber o que havia nele de fábrica, resolvi ver isso antes de testar no PS5 e formatá-lo. E, bom, como esperado, não tem nada…
Com essa curiosidade para trás, conectei o HDD externo ao PS5. Na primeira tentativa, conectei ao USB localizado na parte frontal do console e recebi a seguinte mensagem (foto abaixo).
Ou seja, é preciso conectar o HDD externo na parte traseira. Para mim, não é exatamente um problema isso, mas dependendo do layout do móvel de cada jogador, talvez seja.
Após conectar na parte que realmente funciona, o PS5 pede para que ele seja formatado depois de entrar nas configurações de armazenamento. Nelas, é explicado que você pode jogar os títulos de PS4 diretamente do HDD externo, mas os jogos de PS5 precisam ser movidos para o SSD para aproveitá-los.
Após a rápida formatação, recebemos mais uma vez a mensagem com as informações básicas: jogos de PS4 podem ser instalados e jogados através do HDD externo. Também ensina que o HDD externo pode ser removido com segurança do PS5 nas configurações de armazenamento.
Depois de estar pronto para ser usado, você pode, na própria configuração de armazenamento, mexer em quais jogos deseja no HDD ou SSD.
Jogos que estão localizados no HDD externo ficam marcados com um ícone na interface do PS5. Inclusive, na biblioteca de jogos, eles também são mostrados em uma listagem separada em títulos instalados.
Se um jogo de PS5 estiver no HDD externo, a opção de ‘Jogar’ não estará disponível – apenas ‘Copiar’. Como já dito, títulos de PS5 só podem ser aproveitados diretamente do SSD, não importando quais sejam.
E no PS4?
Bom, é basicamente o mesmo processo. Além disso, você pode usar o mesmo HDD sem precisar reformatá-lo.
No exemplo aqui ilustrado, estava com Wonder Boy: Asha in Monster World instalado no HDD externo. Fiz a cópia no PS5. Levei o Game Drive para o meu PS4 Pro e pronto, lá estava o jogo na interface.
O único porém é que a interface do console não indica que o título está no HDD externo. Ele dá a opção de jogar e… é isso.
Porém, nas configurações de armazenamento você pode manusear os jogos instalados no HDD externo sem problemas. Inclusive, se existirem jogos de PS5 instalados, haverá uma observação do quanto estão ocupando de espaço no HDD.
Para finalizar, um ponto negativo do HDD quando formatado para jogos: a galeria de imagens e vídeos capturados no console não permite transferências para ele. Você precisa usar um dispositivo que não esteja sendo usado como armazenamento estendido USB.
Impressões
Como o PS4 Pro possui um HDD de 1 TB, nunca precisei me preocupar com espaço. O console tinha sempre todos os jogos que desejava jogar em cada época, sendo que se um lançamento grande estivesse a caminho, podia deletar facilmente algum jogo que estava mofando na lista de espera. Resumindo: espaço não era problema. Com o PS5, porém, não posso dizer a mesma coisa.
Até a chegada do HDD externo, devo dizer que o PS5 está sempre com uns 3 ou 4 jogos grandes instalados e vários pequenos. Há jogos que já platinei ou fiz 100%, mas como recebem atualizações frequentes, não quero deletá-los. Genshin Impact, por exemplo, é um deles. O próprio Horizon Forbidden West de PS5 continua instalado ocupando quase 100 GB. E isso pode ser uma dor de cabeça.
Por conta disso, o HDD é uma mão na roda e não tenho do que reclamar. Sua configuração foi realmente muito fácil e no PS5 as coisas são simples e rápidas. No PS4 Pro, como é preciso ir até o menu de Configurações e depois em Armazenamento para mover os jogos, é um pouco mais complicado porque esse menu é bem lento no meu console. Acredito que quem tenha um PS4 mais novo ou que foi formatado recentemente, talvez não tenha esse problema. Mas, de qualquer forma, isso é do próprio PS4 e não tem relação com a qualidade do HDD externo em si.
A configuração do HDD foi simples, sua velocidade realmente é muito boa e ainda por cima é tematizado com uma de minhas séries favoritas. É difícil achar algum ponto negativo nessa história. Não permitir transferir imagens e vídeos? Pode ser, mas isso parece ser um problema do próprio PS4/PS5 e não exatamente do HDD externo. Talvez o fato do PS5 não rodar jogos diretamente dele? Possivelmente, mas, mais uma vez, isso não tem a ver com a qualidade do HDD, mas sim com o próprio console. E convenhamos, se o SSD é importante para os jogos de PS5, isso dificilmente acontecerá.
Onde Comprar?
Até o momento, não vimos o Game Drive de Horizon Forbidden West à venda no Brasil. Inclusive, o produto chegou até nós de forma importada da Seagate dos EUA.
No entanto, isso não significa que seja impossível de adquiri-lo. Via importação, temos a Amazon dos EUA com o HDD à venda, por exemplo:
- Seagate Horizon Forbidden West Limited Edition Game Drive for Playstation Consoles 2TB External Hard Drive – USB 3.2 Gen1, Officially-Licensed (STLM2000100)
- Seagate Horizon Forbidden West Limited Edition Game Drive for Playstation Consoles 5TB External Hard Drive – USB 3.2 Gen1, Officially-Licensed (STLM5000100)
Outros Modelos
Destacamos aqui o modelo de Horizon Forbidden West do Game Drive da Seagate, mas existem outras versões à venda.
Ainda tematizado com PlayStation, há os Game Drives que possuem apenas o logo clássico neles e na cor preta – esses são encontrados no Brasil.
No passado, também foram vendidos Game Drives de The Last of Us Part II e Marvel’s Avengers, ambos da Seagate.
Se formos além dos Game Drives específicos de PlayStation, encontraremos HDD externos que foram anunciados recentemente de Star Wars. Há, portanto, uma variedade de artes para o HDD de sua escolha.
[content-egg-block template=offers_list groups=”HDD”]
Conclusões
O Game Drive HDD da Seagate é uma excelente escolha para aqueles que não querem ter possíveis dores de cabeça com armazenamento extra nos seus PS4 e, principalmente, no PS5.
Como o PS5 possui um armazenamento pequeno por conta de seu SSD e expandi-lo pode ser um pouco intimidador para quem não gosta de mexer em seu console (nem que seja pouca coisa), o HDD externo da Seagate pode ser a solução.
Como dito anteriormente, você não vai conseguir jogar os títulos de PS5 direto do HDD, mas toda a sua biblioteca de PS4 – e passando de um console para o outro, caso ainda tenha ambos – pode ser aproveitada via HDD externo. E transferir um jogo de PS5 entre o SSD e o HDD externo pode ser um processo chato, mas sem dúvida alguma é muito mais rápido do que fazer o download sempre que você quer jogar algo da nova geração.
Agradecimentos especiais à Seagate por nos ter enviado o Game Drive de Horizon Forbidden West.