Prévia de Xenonauts 2
Todos finalmente tiveram a chance de colocar as mãos no jogo de estratégia tática Xenonauts 2, que apareceu no Steam Early Access. Agora é hora de descobrir se os jogadores terão um resultado digno de anos de espera. Compartilhamos nossas impressões sobre o jogo na prévia.
X-Com: UFO Defence, lançado na primeira metade dos anos 90, estabeleceu um novo padrão de qualidade. De fato, o jogo experimental, que combinava duas camadas de jogabilidade, foi tão apreciado pelos jogadores que deu início a toda uma franquia.
Infelizmente, o destino fez com que, na virada do século, os jogos com o título X-Com desaparecessem na escuridão, deixando seus fãs jogando imitações como a série Ufo. Mas isso não poderia continuar assim para sempre. E é por isso que, há relativamente pouco tempo, houve um renascimento brilhante.. A nova linha de projetos encontrou seu público, agradou a muitos jogadores, mas nem todos ficaram satisfeitos com ela.
E a questão estava na diferença de abordagens. Afinal de contas, a beleza, o épico e a cinematografia dos novos projetos foram feitos em detrimento de um aspecto muito importante do X-Com. A saber, a variabilidade e a liberdade na tomada de decisões pelo próprio jogador.
Esse aspecto e o desejo de consertar as pessoas habilidosas de um pequeno estúdio, a Goldhawk Interactive, quando apresentaram ao mundo seu primeiro jogo chamado Xenonauts, como uma espécie de sucessor ideológico da outrora grande série. E sua tentativa foi muito bem recebida nos círculos restritos de fãs desse tipo de jogo.
Se você é fã de jogos de esportes cibernéticos e, em geral, adora tudo relacionado a jogos e emoção, então preste atenção à GGBet. Aqui você pode encontrar uma variedade de jogos cibernéticos que vão agradar a sua imaginação.
Principais recursos do jogo
Como em qualquer remake/sequência/reinicialização, o fato de o jogador ter experiência com o original é muito importante. No nosso caso, trata-se da primeira parte de Xenonauts e do X-Com original.
Obviamente, para aqueles que já jogaram antes, tudo será familiar e compreensível. Mas a sensação de déjà vu que os veteranos têm ao iniciar o Xenonauts 2 tem um toque especial. Todos os elementos do menu, ícones, layout da janela e sua estilística são quase semelhantes aos da primeira parte. É à custa disso que, nas primeiras horas, parece que nada mudou desde 2014.
Para aqueles que se familiarizarão com o Xenonauts pela primeira vez por meio da segunda parte, os autores forneceram um tutorial passo a passo, que está envolto em um belo invólucro de eventos importantes para a história.
Vale a pena observar que o cenário assumiu uma forma muito mais coerente do que as páginas da enciclopédia local. É claro que algumas informações ainda estão armazenadas nela, mas também há inovações suficientes. Por exemplo, em Xenonauts 2, não há diálogos com voz, mas diálogos completos entre os personagens.
É impossível não notar a transição do tom geral para um mais sombrio, o surgimento de novos aspectos e detalhes que não estavam na primeira parte. Por exemplo, o tema dos alienígenas que recrutam a população local foi desenvolvido, então agora temos que lutar contra a rede de agentes inimigos.
Processo do jogo
Após concluir o treinamento, o jogador terá a oportunidade de estabelecer a primeira base da organização, escolhendo um local para ela. Para isso, está disponível qualquer área de terra no mapa. No entanto, você deve partir do fato de que as regiões que deseja defender primeiro devem ser localizadas para obter a resposta mais rápida e a cobertura de radar.
Assim como na primeira parte, a principal tarefa do jogador é manter baixo o nível de pânico nos continentes.
A cada 30 dias, haverá financiamento para a organização. E seu valor dependerá dos sucessos ou fracassos em cada região específica. Portanto, se possível, você deve tentar cobrir o maior número possível de territórios.
O arranjo modular de sua própria base também segue o conceito de liberdade. Portanto, somente o jogador decide se precisa ou não de 6 hangares, uma estação médica, mais armazéns ou laboratórios. O jogo não impõe nada e não cutuca sua necessidade de construção. Além disso, as bases agora têm mecânica de energia. Portanto, antes da construção de módulos para cobrir a necessidade de construir eletricidade.
A economia claramente se tornou muito mais cuidadosa do que a apresentada no Xenonauts original. Agora não há dinheiro suficiente para tudo de uma vez, então o jogador precisa escolher o que precisa gastar.
Como antes, as batalhas de aeronaves são apresentadas como um minijogo com seu próprio conjunto de regras. O combate aéreo parece uma batalha de figuras esboçadas em um fundo preto, mas não se deixe enganar pela aparência.
O jogador ainda tem o mesmo conjunto de controle de curso de voo, seleção de alvos, controle de velocidade, além de armas e manobras em ambas as direções. É por isso que cada batalha agora é essencialmente um quebra-cabeça. E para resolvê-lo, muitas vezes é preciso fazer sacrifícios conscientes.
O tempo de silêncio e tranquilidade é, de certa forma, até esperado. Ele permite tanto curar os combatentes quanto expirar o próprio jogador, depois de planejar outras ações.
As missões se tornarão ainda mais interessantes
As missões em si também se tornaram muito mais diversificadas. Afinal, há tarefas com objetivos específicos, que não podem ser resolvidos simplesmente matando todos os inimigos no mapa. Portanto, até que os civis sejam resgatados, os documentos sejam roubados e o VIP inimigo seja morto, prepare-se para enfrentar ondas intermináveis de reforços.
O novo sistema de módulos também adiciona flexibilidade, permitindo que você defina melhor a função de cada agente. Com a ajuda de itens especiais, você pode aumentar a precisão, adicionar mais armadura, adicionar um jetpack e até mesmo a cura automática quando ferido. E não é proibido combinar variantes.
Como antes, a experiência do jogo dependerá inteiramente do nível de dificuldade escolhido. Na dificuldade fácil ou média, inicializando a cada perda e concluindo perfeitamente cada missão, você certamente conseguirá, com o tempo e o desenvolvimento da tecnologia, um esquadrão de terminadores imbatíveis.