Realidade Aumentada e Realidade Virtual: como ambas tecnologias estão transformando os jogos
Há muitos anos, os jogos eletrônicos deixaram de ser apenas uma brincadeira entre amigos nos fins de semana. Hoje, a indústria de games é uma das que mais faturam no setor do entretenimento global.
Dentro desta indústria bilionária, as ferramentas imersivas têm tido cada vez mais influência no modus operandi do segmento de jogos. Razão pela qual, as tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) passaram a ser apontadas como um divisor de águas para o futuro dos games, independentemente da plataforma escolhida pelos usuários.
Realidade Aumentada
A RA é uma experiência 3D interativa que possibilita que as pessoas sobrepõem conteúdo digital (imagens, textos e sons) em um ambiente de mundo real. Sendo que a implementação mais comum dessa tecnologia é através de aplicativos móveis, nos quais objetos virtuais aparecem sobre a imagem na câmera de um determinado dispositivo — smartphone ou tablet, por exemplo.
Como não poderia ser diferente, muitos produtos de grandes empresas passaram a utilizar o recurso de RA nos últimos anos. Estão aqui dois exemplos muitos conhecidos: o Instagram com os seus efeitos virtuais no rosto das pessoas e o Google Tradutor com a sua tradução instantânea de qualquer placa ou descrição na tela do smartphone.
Na indústria dos jogos, a tecnologia emplacou através do game Pokémon GO, que superou a marca impressionante de 1 bilhão de downloads. Mas por que tamanho sucesso?
São distintos os fatores. Além do Pokémon ser um desenho de animação com forte apelo popular global, a jogabilidade em modo de RA permite que os pokémons possam ser vistos em ambientes normais através da tela do smartphone, algo que acaba proporcionando uma dinâmica interessante aos usuários.
Cinco anos após o seu lançamento oficial, a Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, divulgou nos veículos de imprensa que está testando maneiras de levar o famoso game para o HoloLens 2 (algo ainda em curso) — óculos da Microsoft com suporte à tecnologia de RA que mostra incrível poder de inteligência artificial para ser utilizada de diversas maneiras, inclusive nos jogos.
De acordo com a Niantic, a ideia principal é proporcionar um ambiente onde os usuários possam se conectar através do aparelho da Microsoft, colocando-os em ambiente virtual para partidas em modo multiplayer.
Além disso, a indústria dos cassinos online também tem se movimentado com relação à tecnologia de RA para os próximos anos. A expectativa do setor é que jogos clássicos como o blackjack, que nos últimos anos assumiu novos recursos no campo digital, ganhe ainda mais alternativas tecnológicas para funcionar em modo de RA no futuro.
Realidade Virtual
Enquanto que os aplicativos de RA podem ser utilizados em dispositivos móveis para alterar a percepção do mundo ao redor, a RV é uma experiência diferente em alguns aspectos.
Em vez de adicionar novos elementos virtuais à realidade existente, a RV implementa um mundo virtual completamente novo para interagir através de gráficos de ponta, simulando o máximo de sentidos possíveis através de óculos de RV com fones especiais, como visão, audição, tato e até olfato.
Existem muitos tipos de sistemas de RV, mas todos compartilham as mesmas características. No fim das contas, o objetivo dessa tecnologia imersiva é proporcionar a união exata entre os movimentos da cabeça e dos olhos com tempo de resposta apropriado, garantindo que o ambiente virtual seja agradável e realista.
De visitas guiadas a museus ao jornalismo imersivo, o fato é que a ferramenta tem aberto novos caminhos para a indústria do entretenimento. No setor de games não é diferente, já que com a RV os usuários influenciar o ambiente do jogo através de uma variedade de dispositivos e acessórios, incluindo fones de ouvido RV, controles manuais, luvas equipadas com sensores e muito mais alternativas.
Atualmente, há mais de 1000 jogos com suporte para RV, dentre eles sucessos como Gran Turismo 7, L.A. Noire e Skyrim. Além do mais, para os próximos anos, especialistas em RV acreditam que a tecnologia terá o potencial de atrair não apenas os jogadores entusiastas, mas também um público casual ainda mais amplo por meio de sua capacidade de proporcionar experiências únicas aos usuários.
Tecnologia 5G deverá proporcionar melhores experiências em ambas realidades
Nas plataformas com recursos de RV e RA é consenso entre os jogadores que um ambiente virtual deve fornecer as respostas adequadas à medida que o indivíduo explora seus arredores. Porém, nem tudo são flores, pois problemas podem surgir quando há um atraso entre as ações do usuário e a resposta/latência do sistema — algo que atrapalha muito a experiência nas tecnologias imersivas.
Com a implementação do 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, esses problemas de lentidão não deverão ocorrer com tanta frequência: as redes 5G prometem estabelecer uma latência mais baixa do que nunca, eliminando de uma vez por todas os atrasos de conexão nas plataformas de RV e RA.