Headset JBL Quantum 100M2 – Review
O cenário atual de headsets para gamers é um sonho para os mais aficionados por áudio. Com uma miríade de opções para diferentes orçamentos e preferências, é quase impossível saber por onde começar quando se quer buscar um novo headset que se encaixe no seu orçamento e preferências. E, mesmo que existam fones oficiais da PlayStation, elas nem sempre são as melhores opções do ponto de vista técnico.
Uma das soluções mais simples costuma ser buscar produtos de marcas conhecidas. E, por mais que tenhamos algumas marcas bem famosas e conhecidas entre os gamers, um dos nomes de mais peso no campo de qualidade sonora é a JBL. Afinal, hoje em dia é quase impossível pensar em produtos de áudio sem pensar na marca que se tornou sinônimo de caixas de som no Brasil e por uma boa razão.
Além das várias opções de caixas de som, é fundamental lembrar que a JBL também é bem conhecida pela qualidade dos seus fones de ouvido. Então, quando recebemos o convite para testar o JBL Quantum 100M2, novo headset gamer da marca, uma coisa era certa: seria um produto de qualidade. O que eu não esperava era o quão bom o headset seria, especialmente considerando o seu preço.
O JBL Quantum 100M2 é o novo fone de entrada da JBL para gamers e isso é notório já no primeiro contato com ele ao tirá-lo da caixa. A versão a que tivemos acesso é a versão normal do headset, que vem apenas com fio (apesar de existir uma série de versões wireless que é um produto mais premium) e está disponível em algumas cores (preto, roxo e ciano). Como todo fone com fio, o produto já vem pronto para ser utilizado na caixa, sendo feito todo de plástico e com a parte sobre o ouvido acolchoada.
É um material um pouco mais simples, esperado dado se tratar de um produto de entrada, mas ainda assim de bastante qualidade. Entre todos os fones que eu já tive, o JBL Quantum 100M2 talvez seja o mais leve e, consequentemente, o mais confortável de usar, especialmente quando comparado ao Astro A40. E, mesmo sendo de um material mais simples, eu me vi usando-o durante todo o dia tanto para jogar quanto para trabalhar.
Um ponto excelente sobre o headset é que ele possui um controle de volume do lado esquerdo juntamente com um botão de mute, algo que facilita bastante ajustes mais rápidos que não dependam do controle ou do mouse no PC, por exemplo. Além disso, o microfone, apesar de ser uma ajuste mais dura que não te permite posicioná-lo durante o uso, por exemplo, é removível. Então, caso você esteja jogando no singleplayer, é fácil só remover e guardar em algum lugar e só plugá-la na hora de uma partida multiplayer com os amigos ou numa reunião online.
Fora a questão do conforto, o grande ponto de interesse em um headset é a sua qualidade e, como já é de se esperar no que se refere ao fone da JBL, a qualidade do áudio me surpreendeu demais. Embora ele não seja compatível com a tecnologia de Áudio 3D do PS5, o que acaba reduzindo um pouco o quão recomendável ele é se seu objetivo é única e exclusivamente para jogar, ele se destaca pela qualidade e clareza do áudio que você irá ouvir, sendo excelente tanto para apreciar a trilha sonora e efeitos sonoros de um jogo quanto para ouvir música.
Dito isso, o JBL Quantum 100M2 conta com um problema conhecido de headsets de entrada: a baixa qualidade do microfone. Apesar de ser plenamente útil nas jogatinas e os seus amigos conseguirem ouvir com tranquilidade (e que é bem prático para colocar ou retirar a haste do microfone), ele ainda assim não entrega uma qualidade de voz das melhores.
É o tipo de troca que acaba se fazendo num headset nessa faixa de preço, já que o sacrifício precisa vir em algo, mas ele ainda assim fica na parte de cima dos headsets com fio de entrada. É um sacrifício que vem com o território, mas ainda assim um dos poucos pontos fracos de um dos melhores headset gamers que você encontrará nessa faixa de preço. Abaixo você pode conferir alguns comparativos entre o microfone dele e o do Astro A40 para deixar mais clara a diferença.
Conclusão
Considerando todo o contexto, o JBL Quantum 100M2 é um excelente fone para jogadores que buscam qualidade e economia e não se importam em ter que lidar com as limitações impostas por ser um headset com fio. A excelente qualidade no áudio, leveza do headset e conforto trazido pelo material com o qual ele é constituído e a versatilidade para usá-lo tanto no PS4, PS5 ou PC (ou até celular) com um microfone decente e uma qualidade de áudio que faz jus ao nome JBL o tornam bem superior a outras opções na mesma faixa de preço.
Seu ponto negativo realmente fica por conta da qualidade do microfone que deixa a desejar, apesar de compreensível pelo preço, que tem girado em torno de R$180,00 a R$200,00 nos principais varejistas do mercado ou um pouco menos em promoção, ainda que, no geral, seja um produto cuja tecnologia e qualidade justifiquem o preço dele, especialmente para quem não quer ou não pode investir em um headset mais caro mas ainda assim quer ter qualidade e conforto nas suas jogatinas.
O Headset JBL Quantum 100M2 foi analisado com uma unidade enviada pela JBL Brasil ao PSX Brasil.